Um termo não muito comum, que são poucas pessoas que normalmente conhecem e sabem o significado, é o termo “cidades irmãs”.
Cidades irmãs são cidades com relação mais forte, podendo ser internacionais ou não, com possibilidade de trazer comitivas de vários países e o sentimento de ligação entre diferentes nações. Sendo assim você sabia que Maringá tem 5 cidades irmãs?
O QUE SÃO?
Quando pensamos em uma cidade-irmã ou geminação entre cidades, seria uma forma de cooperação entre as cidades, utilizando de maneiras de diplomacia. Sendo que os governos subnacionais ou regionais que possuírem algum interesse em algum tipo de cooperação, devem correr atrás para que isso aconteça!
Uma cidade, para se transformar em uma cidade-irmã, pode ou não ter características parecidas com a outra com quem está indo criar um vínculo. Ou seja, a população, a economia, o espaço geográfico, história podem não fazer diferença para cidades serem cidades-irmãs.
Por mais que as suas finalidades e sua existência e aplicações, funciona em projetos comuns ou a troca de processos que já funcionam em uma das duas região. A cooperação pode e deve englobar muitas áreas diferentes, tais como a economia, o transporte, a cultura, educação, saúde, meio ambiente, dentre inúmeras outras.
Um ponto simples a se pensar, e que é grandioso, além disso, dito acima, ajuda as pessoas a conhecerem e até vivenciar culturas diferentes, nos tornando mais abertos ao diferente.
Você encontrará se pesquisar, cidades-irmãs dentro de um mesmo país, exemplos destes são cidades como Porto Alegre (RS) e Natal (RN). Também é possível ver cidades-irmãs em nações diferentes, como exemplo, podemos citar a cidade de Milão (Itália) e São Paulo (SP – Brasil). E ainda existem cidades-irmãs com relações exclusivas, neste caso, usaremos como exemplo a cidade Paris (França) e Roma (Itália) que não possuem outras cidades-irmãs.
Mas voltando ao o assunto principal, a cidade de Maringá, localizada no estado do Paraná, é irmã de cinco cidades. Sendo que todas são parcerias internacionais, com intuito do desenvolvimento mútuo e união, e troca de culturas.
Cidades irmãs de Maringá, quando tudo começou
A primeira relação e troca de culturas que a cidade de Maringá fez acontecer foi com a cidade de Kakogawa, localizada no Japão, e isso ocorreu no ano de 1972.
O prefeito da cidade brasileira na época do acordo, o prefeito Adriano José Valente, foi quem assinou a oficialização desde cumprimento, previsto pela Lei n° 946/72, na qual mostra e diz que o Poder Executivo é responsável por fazer seus próprios convênios e processos que mantenham e que possam incentivar essa aliança.
A cidade de Kakogawa possuía até o ano de 2015, uma número de aproximadamente 267 mil habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas. Sendo que na cidade de Kakogawa existem vários indícios que demonstrem a forte presença dessa irmandade.
Você pode ver semelhanças como os Ipês, as placas de são utilizadas na rua, a arquitetura de um monumento que relembra a Basílica Menor da Nossa Senhora da Glória, além de uma via nomeada Maringá.
Por outro lado quando analisamos do nosso lado, no município paranaense, também, existem essas evidências ,construções e culturas que se assemelha a cidade de Kakogawa, eles são: a Avenida Kakogawa, o monumento perto da ACEMA, que não menos importante, é o próprio prefeito de Kakogawa (Shoichi Tarumoto).
Uma imagem de quando Shoichi havia visitado a cidade e plantado uma cerejeira no local da construção.
Leiria, Portugal
A cidade de Leiria estabeleceu irmandade com Maringá no ano de 1982. Foram ações pensadas para dinamização e permanência da relação entre as duas cidade, que também estão previstas pelo texto da Lei 1.599/82.
Relatos da história dizem que a Avenida das Abolições de Maringá chegou a ser renomeada como Cidade de Leiria, para honrar e homenagear à irmandade feita com a cidade portuguesa.
Gral. San Martin, Argentina
Maringá e a cidade de General San Martin, estabeleceram uma relação de irmandade no ano de 1993.
E foi no texto da Lei 3.483/93 , diz que o convênio entre os municípios teriam como principais objetivos;
o mútuo desenvolvimento e união entre as cidades.
Pensando em uma forma de comemorar e poderem celebrar a cooperação entre as cidades, Maringá nomeou uma rua da cidade em homenagem à cidade argentina, e a rua ficou conhecida depois do ano de 1994, como Libertador San Martín.
Caserta, Itália
Da mesma forma a comuna italiana foi a penúltima a estabelecer vínculo de irmandade com o município de Maringá , somente no ano de 2000.
Nesse caso, o texto da Lei 5.096/00, permite e prevê ações com intuito de manter uma relação com melhor dinâmica:
os entre municípios.
E autoriza também a promoção de eventos para o desenvolvimento mútuo das cidades.
Heping, China
Por último, mas não menos importante, foi então que em 2009, os prefeitos de Maringá e Heping, na China, firmaram e assinaram o protocolo de irmandade entre as duas cidades.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se ainda restam dúvidas se você deve visitar Maringá ou não?
veja mais em nossos outros artigos, onde encontrará diversas informações diferentes da cidade.
Deixe nos comentários quais outras cidades do Paraná gostaria de conhecer!