Maringá é uma cidade grande, bem estruturada e que surpreende a quem a vem visita. Mas, o que ninguém imagina é que por trás de sua fachada, há histórias misteriosas que poucos imaginam.
Em 1º de abril de 2011, conhecido como o Dia da Mentira, um texto sobre uma passagem subterrânea foi compartilhado em um blog mantido por jovens de uma igreja local. Mas você sabe como essa história surgiu? Descubra tudo no post de hoje. Aproveite a leitura.
A cidade de Maringá
Maringá, no Paraná, é o centro vital de uma vasta região que abriga mais de 2,5 milhões de habitantes. Percorrendo suas ruas, torna-se evidente o cuidadoso planejamento que permeia cada aspecto: desde as zonas residenciais até as áreas comerciais e industriais. Suas avenidas generosas e a profusão de praças e árvores conferem-lhe a distinção de uma verdadeira “cidade jardim”.
Além disso, Maringá ostenta um clima subtropical e se orgulha de ser uma urbe meticulosamente planejada, o que se reflete na alta qualidade de vida desfrutada por seus residentes
A Catedral
Entre os pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, destaca-se a majestosa Catedral Basílica de Maringá, que se ergue como a mais alta catedral da América Latina. Ela ocupa o décimo lugar no ranking mundial de monumentos em altura e o segundo na América do Sul.
Sua estrutura cônica possui um impressionante diâmetro de 50 metros, abrigando uma nave única e circular com um diâmetro interno de 38 metros. A imponente torre alcança uma altura externa de 114 metros, culminando com uma cruz de 10 metros, totalizando 124 metros de elevação.
Leia também: Roteiro completo para conhecer o melhor de Maringá em poucos dias
A história do túnel secreto de Maringá
No dia 1º de abril de 2011, um relato intrigante sobre um túnel secreto capturou a atenção do público em um blog mantido por jovens de uma igreja em Maringá.
O conto fictício descrevia uma cena na qual algumas crianças e adolescentes desafiavam a segurança da Catedral Basílica Menor de Maringá, o principal ponto turístico da cidade, para explorar o seu interior.
Ao alcançarem o subsolo, deparavam-se com uma passagem oculta escondida atrás de uma antiga estante de livros, revelando um túnel até então desconhecido.
O percurso se iniciava na catedral, atravessava a Avenida Tiradentes e a Avenida 15 de Novembro, passava por baixo da calçada central da Avenida Getúlio Vargas, seguia pela Avenida Brasil, a Avenida João Paulino Vieira Filho e a Avenida Prudente de Morais, e aparentemente terminava em um alçapão próximo à entrada do estádio Willie Davids.
O túnel, retilíneo e com extensão de 1,2km, atingia cerca de 50m de profundidade e ao longo do trajeto possuía outras saídas com acessos desconhecidos. Fotos supostamente do “túnel secreto” e um mapa detalhando a passagem subte22rrânea adicionaram ainda mais veracidade à publicação.
O texto incluía personagens fictícios, como um prefeito que teria sugerido que o local se tornaria um dos principais pontos turísticos de Maringá.
A inspiração para essa história foi oriunda de blogs internacionais, conforme revelado pelo autor da brincadeira. O grupo retirou o conteúdo do site tempos depois.
Túnel secreto de Maringá viralizou em 2016
O empresário Wilson Matos Filho, de 47 anos, frequentador da mesma igreja, compartilhou o texto em seu Facebook – e em 2016, a história acabou se tornando viral. Matos acreditou que o autor do texto tinha uma habilidade excepcional de escrita e achou a ideia tão interessante que a postou em sua própria página pessoal.
De fato, a história estava tão bem elaborada e parecia tão real que rapidamente se espalhou. Porém, muitas pessoas não leram até o final, onde estava claramente indicado que se tratava de uma publicação de 1º de abril. Ele enfatizou que era apenas uma brincadeira, mas expressou que seria incrível se o túnel realmente existisse, tornando-se um atrativo turístico para Maringá.
Então, gostou do post de hoje sobre a história do túnel secreto de Maringá? Deixe nos comentários abaixo, a sua opinião é muito importante para nós, e aproveite para explorar outros artigos do site. Até a próxima.