Início » Quais foram os primeiros habitantes de Maringá?

Quais foram os primeiros habitantes de Maringá?

por Raquel Morais
0 Comente

Você sabe quais foram os primeiros habitantes de Maringá?

A história da cidade de Maringá surpreende muitas pessoas, e nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre e o porquê disso.

O município de Maringá completa neste ano a marca de 76 anos.

A região de Maringá, já contava com a presença dos índios nas bacias de alguns rios da área, e eles já estavam por lá, a muito mais tempo do que se imagina. O número de nativos indígenas era grande, eles viviam em aldeamentos, geralmente ao longo do rio Paraná.

O início

Os Guaranis, eram quem ocupavam intensamente a região de Maringá, isso vem de pelo menos três mil anos. Durante o tempo em que eles moravam nos vales, os Caigangues  (Kaingang) habitavam principalmente as regiões mais altas, após terem sido “empurrados” pelos indígenas da tribo Guaranis.

Ainda antes dos Guaranis, Xetás, Xoclengues (Xokleng) e Caingan-gues, o território e aquela região, que hoje é a atual Maringá, era ocupado pelas tradições Humaitá e Umbu. Essas populações, eram também conhecidas como povos caçadores e/ou coletores, que segundo pesquisas, já haviam pisado dentro dessas terras há oito mil anos.

Esses povos não costumavam produzir objetos e utensílios de cerâmica, como os Guaranis e Caingangues, faziam. Porém, construíam instrumentos esculpidos em pedra, e utilizam esses instrumentos como ferramentas de cortar e de raspar.

Contexto mais atual sobre os primeiros pioneiros na cidade de Maringá

Existiu um planejamento de colonização pela Companhia de Terras Norte do Paraná, uma estação de trem, que seria construída na região, onde ele deveria estar localizada no centro da cidade.

O projeto do município de Maringá é de 1943 e assinado pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira. Jorge era um grande adepto do conceito de “Cidade Jardim”, um plano arquitetônico elaborado pelo britânico Ebenezer Howard, responsável pelo projeto de inúmeros bairros de São Paulo.

A ideia de traçado da cidade de Maringá foi desenhado pensado em largas avenidas, canteiros que valorizassem o paisagismo, ruas que conseguiriam seguir a inclinação natural do relevo o mais fielmente possível.

Um fato interessante é que Jorge de Macedo Vieira nunca foi e nem esteve presente na região de Maringá.

Historiador do Patrimônio Histórico de Maringá, João Laércio Lopes Leal, contou que o urbanista Jorge obteve auxilio de Cássio Vidigal, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná. Então, foi a partir desse planejamento desenhado por Cássio Vidigal e tendo algumas fotos aéreas como referência, que Jorge de Macedo Vieira finalizou o projeto de Maringá.

Já o historiador Reginaldo Dias, em uma entrevista, conta que os pioneiros vieram para a cidade em busca de prosperidade, rezando com a esperança de uma vida melhor em novas e limpas terras.

Reginaldo conta que em muitos depoimentos, os primeiros moradores afirmavam que como já havia um monopólio, dentro dos demais centros urbanos, Maringá era tida como oportunidade em uma nova região a ser desvendada e explorada.

Os pioneiros que vieram para Maringá sabiam que teriam de trabalhar muito para tirar e construir a cidade do chão, e que tudo, primeiramente, seria precário, além de saber que enfrentariam muitas dificuldades em morar em uma nova terra. Além de terem de contar também com ambição econômica relacionada ao café que existia na época, também existia uma ambição política.

O historiador diz que dos 20 primeiros advogados com destino a cidade de Maringá, cinco foram direto se envolver com política.

Um fato é que os pioneiros da cidade de Maringá têm algo em comum: o espírito de aventureiro.

Até porque sabemos, que eles se mudaram de centros urbanos consolidados para tentar a vida em um lugar em desenvolvimento. Mas foram essas pessoas que, com trabalho suado, conseguiram construir a cidade.

Curiosidade sobre a cidade é que foi apenas dois anos depois da cidade ser fundada, que Maringá registrou o primeiro maringaense? Na época, os primeiros habitantes que haviam nascido na cidade, tinham que ser registrados em cidades como Londrina, Apucarana e Mandaguari. Até que então, em 12 de fevereiro de 1949, nasceu Sérgio Ceravolo dentro do Hotel Bom Descanso, que fica localizado na Praça Napoleão Moreira da Silva.

Outros pioneiros importantes

Sérgio é filho de pioneiros da Cidade Canção, onde muitos foram atraídos para a região por causa de toda a cultura de café, que era conhecido como “ouro verde”. Essas pessoas vieram de muitos lugares diferentes.

A mãe de Sérgio, por exemplo, veio da Hungria, mas já José Inácio da Silva (popularmente conhecido como Zé Maringá) é original de Pernambuco. Vale ressaltar, que cada um dos pioneiros teve seu papel pelos primeiros comércios da cidade, tais como serraria, carpintaria, farmácia, casa de tecidos, escritório de contabilidade, sapateiro, açougueiro, entre outros comércios.

Muitos foram eternizados em locais públicos do município, como Nildo Ribeiro da Rocha  ele foi o  primeiro arquiteto a conceber o Plano Diretor de Maringá, e existe hoje uma importante avenida com seu nome em sua homenagem.

Veja mais sobre curiosidade sobre a cidade de Maringá em nossos outros artigos. deixe nós comentários se já sabia sobre os pioneiros da cidade!

 

You may also like

Deixe um comentário