Está pensando em fazer uma graduação ou pós-graduação em Maringá? Pois, é hora de começar a planejar sua moradia. Como essa é uma decisão crucial, deve-se realizar uma pesquisa detalhada antes de escolher onde morar.
Os bairros de Maringá contam com excelente infraestrutura, e muitos deles oferecem fácil acesso à UEM, por exemplo. Além disso, há várias opções de moradia para estudantes disponíveis.
Para te ajudar a tomar a melhor decisão, elaboramos um guia completo sobre as melhores áreas para morar em Maringá. Confira!
4 Dicas de Moradia para Estudantes em Maringá
Maringá, uma cidade universitária renomada por suas instituições de ensino de excelência, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), atrai milhares de estudantes de todo o Brasil.
Para muitos, encontrar uma moradia adequada pode ser um desafio, especialmente quando o objetivo é conciliar proximidade da faculdade com economia nos custos. No entanto, com as orientações corretas, essa tarefa pode se tornar mais simples. Veja a seguir algumas dicas para ajudá-lo nessa jornada acadêmica em Maringá.
1. Escolha do bairro
A proximidade com a universidade é um fator decisivo para economizar tempo e dinheiro com transporte. A Zona 7 é uma das mais procuradas pelos universitários da (UEM). Afinal, a área oferece uma excelente infraestrutura, com diversas opções de moradia para estudantes, desde kitnets até apartamentos maiores, ideais para dividir com colegas.
Outras opções próximas incluem a Vila Esperança e a Vila Santo Antônio, que também oferecem boas alternativas de moradia e estão a menos de 2 km da UEM.
2. Tipos de moradia
Dependendo do seu orçamento e preferências, você pode optar por diferentes tipos de moradia, como:
- Loft
Originalmente utilizados como galpões e depósitos, os lofts foram adaptados para servir como residências. Suas características principais incluem poucos ambientes internos, uma área de mais de 50 metros quadrados, e com altura suficiente para que um adulto possa ficar em pé confortavelmente.
- Studio
Os studios são conhecidos por maximizar o uso do espaço, frequentemente integrando ambientes, o que pode levar à confusão com os lofts. No entanto, studios fazem um uso eficiente de soluções em marcenaria. Por isso, é comum que já venham parcialmente ou totalmente mobiliados.
- Kitnet
Kitnets são microapartamentos que oferecem os espaços de maneira compacta. Geralmente, possuem apenas cozinha, quarto e banheiro, com os dois primeiros muitas vezes integrados em um único ambiente.
- Apartamentos e casas
Apartamentos e casas disponibilizam espaços maiores, proporcionando mais conforto. Contudo, o desafio está em equilibrar o preço do aluguel com o orçamento, já que esses imóveis tendem a ser mais caros que kitnets, lofts e studios.
- Pensões e repúblicas
Para quem busca economia e uma experiência comunitária, as pensões e repúblicas são opções populares. Em Maringá, há várias pensões que oferecem refeições inclusas, o que pode ser uma vantagem para quem quer economizar tempo e dinheiro com alimentação.
Já as repúblicas, muitas vezes gerenciadas pelos próprios estudantes, oferecem um ambiente de integração e cooperação, onde todos compartilham responsabilidades e custos.
3. Proximidade de serviços básicos
Outro ponto relevante a se considerar é sobre a proximidade de serviços essenciais. A proximidade de supermercados, padarias e farmácias, é um fator categórico para a economia no dia a dia.
Já que, ter esses estabelecimentos próximos à sua residência facilita a rotina, permitindo que você faça compras rápidas e frequentes sem a necessidade de longos deslocamentos.
4. Fácil mobilidade
Maringá conta com uma rede de transporte público eficiente, mas morar perto da instituição de ensino oferece vantagens adicionais. Por exemplo, residir na Zona 7, que está a menos de 2 km do centro da cidade, permite deslocamentos a pé ou de bicicleta – o que não apenas promove um estilo de vida mais saudável, mas também resulta em economia significativa com transporte.
Portanto, espero que todas as dicas do post de hoje ajudem você a encontrar a moradia perfeita em Maringá! E, claro, se tiver alguma dúvida ou sugestão, me deixe saber nos comentários abaixo. Até a próxima.