Início » Maringá é uma cidade universitária?

Maringá é uma cidade universitária?

Descubra se Maringá é uma cidade universitária

por Amanda Bonetto
2 comentários

Uma cidade universitária depende de algumas coisas que a definem assim. Por isso, para entender se Maringá pode ser chamada dessa forma é preciso que você conheça as características desse tipo de município.

O que é uma cidade universitária?

Existem muitos municípios que se enquadram nesses requisitos. Por isso, é normal que a lista de cidades universitárias no Brasil seja longa. Então, acaba havendo uma dificuldade em diferenciar o que é ou não parte disso.

Para que esse título possa ser usado em um local existem alguns requisitos. Ou seja, só é um polo universitário aquele que apresenta uma realidade que condiz com o esperado. Como por exemplo:

  • Ter faculdades;
  • Uma parte da comunidade ser de universitários;
  • A economia depender dos estudantes.

Como esses três quesitos funcionam?

Não basta que a cidade tenha uma faculdade para ser conhecida com o título. Mas, também, é necessário que haja uma quantidade de estudantes que seja relevante dentro da sociedade do lugar. Assim, o papel deles na economia e em outras partes é indispensável.

É comum que esses locais tenham bares, festas e atividades focadas nos jovens. Mas, além disso, existem shoppings, parques e outras coisas focadas em um lazer mais tranquilo.

Cidades universitárias do Brasil

Entre a extensa lista de cidades, existem algumas que se destacam. Entre elas, algumas dentro do estado do Paraná. Veja a seguir alguns municípios universitários do Brasil:

  • São Paulo;
  • Ribeirão Preto;
  • São Carlos;
  • Rio de Janeiro;
  • Aracajú;
  • Londrina;
  • Curitiba

Maringá é uma cidade universitária?

Após entender o que é uma cidade universitária é fácil notar que Maringá se enquadra nos requisitos. Por isso, é comum que a cidade tenha um grande fluxo de estudantes ao longo dos anos.

O município é conhecido como um dos principais polos do Paraná, junto com Londrina, Curitiba e Apucarana. Logo, as suas universidades são reconhecidas por todo o Brasil. 

Um aspecto positivo é a forma como toda a cidade é preparada para receber pessoas novas. Assim, é possível encontrar moradia e tudo o que é preciso para conseguir viver sem problemas. Além disso, ela conta com moradores receptivos e dispostos a ajudar naquilo que for necessário.

Principais universidades de Maringá

A cidade tem muitas opções para aqueles que têm interesse em morar e estudar nela. Assim, o fluxo de alunos dentro do seu território é grande. Entre as universidades presentes podem ser citadas:

  • Universidade Estadual de Maringá;
  • PUCPR;
  • UniCesumar;
  • Unoeste.

Essas são as instituições mais conhecidas dentro da cidade. Mas, caso não sejam o que o vestibulando deseja, ainda existem outras disponíveis. Por isso, é possível determinar o melhor para a realidade do estudante.

O ponto alto de ter tantas alternativas é a facilidade em viver na cidade. Já que, além de tantos cursos, também existem pessoas prontas para receber os novos moradores do município. Ou seja, você não estará sozinho e sempre terá com quem contar, sejam amigos ou vizinhos.

Estude em Maringá

Maringá é uma cidade universitária que tem várias possibilidades de instituições. Com isso, o número de cursos disponíveis também é grande. Por isso, há vagas para os mais diversos gostos.

As chances de encontrar a faculdade dos sonhos é grande. Já que, existem muitas possibilidades dentro do município. Assim, tem como conseguir a formação dos sonhos e morar nesse lugar incrível.

You may also like

2 comentários

Bibliotecas em Maringá: conheça as opções de leitura e estudo na cidade - em Maringa abril 21, 2023 - 1:06 am

[…] entre livros, teses, dissertações, periódicos e materiais eletrônicos, a Biblioteca Central da UEM atende a alunos, professores e pesquisadores de diversas áreas do […]

Responder
Guia de Maringá para universitários: o que você precisa saber sobre a cidade - em Maringa fevereiro 13, 2024 - 9:02 am

[…] ✔️ Leia também: Maringá é uma cidade universitária? […]

Responder

Deixe um comentário