Viajar é uma das atividades mais prazerosas da vida e economizar em viagens pode tornar tudo muito melhor. Conhecer novos lugares, culturas e pessoas é fascinante, mas muitas pessoas desistem de viajar por causa do custo financeiro.
No entanto, é possível economizar sem abrir mão do conforto e das experiências. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você viajar mais pagando menos.
Planejamento é a chave para economizar em viagens
O primeiro passo para economizar em viagens é o planejamento. Quanto mais cedo você começar a planejar sua viagem, mais oportunidades terá para conseguir descontos e promoções.
Pesquise com antecedência as melhores épocas para viajar, as melhores companhias aéreas e hospedagens, as atrações turísticas que deseja visitar e os meios de transporte disponíveis.
Converse com pessoas que já viajaram para o seu destino e peça o maior número de informações possíveis. Se informe sobre transportes promocionais, restaurantes fora das rotas turísticas, lojas de produtos mais em conta e qualquer experiência que agregue. Veja a seguir dicas valiosas para economizar em viagens.
Defina um orçamento realista
Antes de sair de casa, defina um orçamento realista para a viagem. Considere todos os gastos envolvidos, como passagens, hospedagem, alimentação, transporte, ingressos e despesas extras. Veja uma sugestão de como se organizar:
- Calcule o seu montante total livre, sem considerar a hospedagem, e quanto tem de dinheiro por dia;
- Defina porcentagens de gastos. Por exemplo: 40% para alimentação, 10% para transporte, 20% passeios, 30% livre para compras, etc.
- Atualize a cada dia e sempre fique de olho nos gastos fora do seu orçamento.
Também é interessante fazer uma lista do que você deseja comprar na viagem. Muitas vezes as compras saem do controle e, ao manter uma lista, você terá um direcionamento do quanto gastar.
Evite usar o cartão de crédito, pois ele torna mais fácil o descontrole. E lembre-se de que uma viagem econômica não significa uma viagem barata, mas sim uma viagem com um bom aproveitamento dos recursos.
Fique atento às promoções para economizar em viagens
Aproveite as promoções de passagens aéreas e pacotes de viagens oferecidos pelas companhias e agências de viagens. Algumas empresas oferecem descontos para reservas feitas com antecedência ou para viagens em baixa temporada. Assine as newsletters de companhias aéreas e agências de viagens para receber as ofertas mais interessantes.
As milhas acumuladas no cartão de crédito podem ser utilizadas tanto para a compra de passagem quanto para vender a quem deseja comprá-las. Não deixe de utilizar as suas a seu favor.
Além disso, brasileiros podem viajar de forma gratuita em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Os destinos e assentos disponíveis estão sujeitos a disponibilidade. Para conseguir basta preencher o formulário do Correio Aéreo Nacional (CAN) em uma base aérea da FAB.
Escolha a hospedagem adequada
A hospedagem é uma das partes mais caras de uma viagem. Para economizar, escolha uma hospedagem adequada ao seu perfil de viajante. Se você deseja uma experiência mais local e autêntica, considere ficar em hostels, Airbnb, pousadas ou casas de família. Se preferir mais conforto e privacidade, opte por hotéis, resorts ou apartamentos mobiliados.
Passar as noites “em trânsito” também é uma opção para você economizar em viagens. Até porque voos e passagens noturnas de ônibus saem bem mais em conta, além de você economizar uma pernoite.
Acampar é uma alternativa para os que gostam. Cada vez mais há bons campings que podem ser encontrados na internet.
Prepare suas próprias refeições para economizar em viagens
Comer em restaurantes todos os dias pode ser um grande gasto. Para economizar, prepare suas próprias refeições em algum momento da viagem. Procure por mercados locais e supermercados que oferecem opções de alimentos saudáveis e frescos.
Além disso, experimente pratos típicos da região em lugares mais simples e econômicos. Andar com uma garrafa de água e lanches também é uma ideia econômica, pois assim, você não precisará gastar comprando esses produtos, que muitas vezes saem caro.
Se você deseja comer fora, em alguns momentos busque locais mais afastados de atrações turísticas, pois são esses que elevaram o custo da sua viagem. Busque pelo comércio local, restaurantes mais simples ou coma comidas de rua que sejam seguras.
Utilize o transporte público
O transporte público é uma ótima opção para economizar em viagens. Os ônibus, metrôs e trens são mais baratos que os táxis e aluguel de carros. Além disso, é uma boa oportunidade para conhecer melhor a cidade e a cultura local.
Pesquise com antecedência as linhas de transporte público disponíveis e planeje o seu itinerário.
Se for viável e houver a possibilidade, alugue uma bicicleta. Esse transporte tem sido cada vez mais utilizado, principalmente, por ser saudável e sustentável. Muitos destinos turísticos concordam com isso e disponibilizam a alternativa.
Visite atrações gratuitas ou com descontos
Há muitas atrações turísticas gratuitas ou com descontos, como museus, parques, praças, igrejas e monumentos. Pesquise na internet antes de viajar para identificar as opções mais interessantes e adequadas ao seu gosto.
Alguns museus oferecem entrada gratuita em dias específicos ou para grupos de estudantes e idosos. Não deixe de conferir essas opções.
Fazer passeios por conta própria também reduz seus custos. Basta pesquisar bem sobre os locais desejados. Além disso, alguns locais de hospedagens oferecem descontos em passeios oferecidos por eles mesmos.
Aqui no Brasil e na Europa há vários serviços deste tipo. Basta pesquisar um pouquinho e descobrir como funciona.
Use aplicativos de desconto para economizar em viagens
Existem muitos aplicativos de desconto que podem ser utilizados em viagens, como Groupon, LivingSocial e Booking. Aliás, esses aplicativos oferecem descontos em restaurantes, hotéis, atrações turísticas e serviços diversos.
Outras plataformas que se tornaram uma excelente opção são aquelas nas quais você pode trocar serviços voluntários por hospedagem. As mais utilizadas atualmente são a Workaway e a Worldpackers. Pesquise os aplicativos antes de viajar e aproveite as promoções.
Compre souvenirs em lugares mais simples
Comprar souvenirs em lojas turísticas pode ser uma armadilha financeira. Então, para economizar, prefira comprar lembranças em lugares mais simples e autênticos, como mercados e feiras locais. Além de economizar, você terá a chance de adquirir produtos artesanais e exclusivos.
Por fim, lembre-se: viaje na baixa temporada. E se puder, viaje com amigos ou em grupo! Além de ser uma forma de economizar em viagens, será muito mais divertido passear com outras pessoas.