A cidade de Maringá completa neste ano 76 anos desde a sua fundação em 1947, e nesse tempo, após passar por diversas mudanças que possibilitou à transformação de um simples município cafeeiro do interior do Paraná, em uma das melhores cidades para morar em todo Brasil. Ao longo de sua história, aconteceram alguns fatos e momentos curiosos que não são muitas pessoas que sabem e é o que você vai ver neste artigo, coisas que aconteceram em Maringá e você nem imagina.
Abaixo você encontrará uma lista com os fatos curiosos que ocorreram em Maringá e você nem imagina:
- Atentado contra Américo Dias Ferraz;
- Acidente aéreo;
- Campeonatos de sumô;
- Chance de ter servido como passagem para Che Guevara;
- Shows e artistas históricos;
- Atentado na Hippos;
- Grutas, a imagem de Nossa Senhora e inauguração do Parque do Ingá;
Atentado contra Américo Dias Ferraz
No final do ano de 1956, Américo Dias Ferraz fora eleito ao cargo de prefeito da cidade de Maringá. Porém, relatos da Maringá Histórica, Ferraz não tinha sido bem aceito pela elite da cidade maringaense daquela época. Isso se dava ao fato de Ferraz ter uma origem simples.
Foi então, nas vésperas do Natal do mesmo ano, o prefeito Ferraz sofre um atentado, enquanto estava na Barbearia Líder. Um homem que se chamava Santo Ribeiro, um jagunço de Aníbal Goulart Maia, foi quem desferiu uma série de disparos em direção Ferraz.
Mas o que aconteceu foi que Ferraz conseguiu se esconder entre os móveis da barbearia e não foi atingido por nenhum tiro. Achando que o atentado teria sido consumado, o jagunço foi embora com Maia, o suposto mandante do crime.
Cidade de Maringá: acidente aéreo
Aconteceu uma tragédia aérea em Maringá, registrada em 11 maio de 1957. Foi nesta data que ocorriam festividades para as comemorações do décimo aniversário do município de Maringá, e no acidente, infelizmente, duas pessoas vieram a falecer.
O acidente aéreo aconteceu na famosa praça Raposo Tavares, enquanto os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), faziam um show durante as festividades do aniversário da cidade.
Campeonatos de sumô
Na década de 50 iniciou-se, durando até os anos 80, a fazenda de uma família chamada Taguchi, na Gleba Guaiapó, recebeu diversos competidores de sumô, já que foi palco de vários campeonatos de sumô.
Contudo essa prática da modalidade, de origem japonesa, era uma das principais atividades de sustento da família.
Chance de ter servido como passagem para Che Guevara
Essa é uma história que gera inúmeras controvérsias, porém existentes diversos moradores e pessoas que acreditam e confirmam a passada de Che Guevara pela cidade.
No ano de 1961, Che, veio ao Brasil para receber uma honraria de Jânio Quadros. Sendo assim ele teria passado pelo oeste do Paraná, e daí foi planejando a ida para outras regiões da América do Sul.
Segundo o Maringá Histórica, Che Guevara acabou pernoitando em Maringá antes de seguir continuar com sua viagem com destino para a Argentina.
Cidade de Maringá: shows e artistas históricos
Fazendo jus e honrando o se legado e também à fama de Cidade Canção, Maringá já recebeu a visita e apresentação de grandes nomes da música nacional e internacional.
No meio dessa lista você encontra a cantora Shakira, Angélica, e também Barão Vermelho, Menudo e Mamonas Assassinas.
Atentado na Hippos
No início do ano de 1989, ocorreu um atentado na boate Hippos, que ficava localizada na avenida Carneiro Leão.
As informações então são que, um homem, que depois foi identificado como Eliezer de Souza, havia entrado em uma discussão com os seguranças da boate Hippos. Eliezer, não satisfeito, foi até seu carro e voltou com uma pistola, e foi quando Eliezer invadiu a boate Hippos atirando.
O pânico foi imediato e as pessoas que estavam na boate, acabaram arrombando uma porta de ferro no fundo do salão, na tentativa de sair do local. Infelizmente uma mulher foi baleada na cabeça e morreu ao chegar no Hospital Santa Rita.
Cidade de Maringá: grutas, a imagem de Nossa Senhora e inauguração do Parque do Ingá
Existe uma imagem de Nossa Senhora na gruta do Parque do Ingá, vocês acreditam e sabiam que a imagem da gruta do Parque do Ingá está lá há a mais de 40 anos?
Foi no ano de 1969, o prefeito de Maringá daquela época, Adriano José Valente, realizou uma expedição com seus assessores onde hoje é o Parque do Ingá.
Caminhando pelas matas eles encontram uma gruta. O lugar encontrado, a gruta, foi, então, demarcada com muros de arrimo.
Devido a sua grande devoção, o prefeito resolveu que colocaria uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no local.
Ou seja , a imagem chegou em Maringá no dia 10 de outubro de 1971. Relatos da assessoria da Arquidiocese de Maringá, que a gruta tem a fonte de água presentemente, não é a mesma a que abriga a imagem. Foi construído um novo espaço na gestão de outro prefeito da cidade, o prefeito Silvio Barros.
Em contrapartida o local ainda recebe fiéis cotidianamente.
Se ainda restam dúvidas se você deve visitar Maringá ou não, veja mais em nossos outros artigos, onde encontrará diversas informações diferentes da cidade. Deixe nós comentários quais outras cidades do Paraná gostaria de conhecer!