Início » 5 Clubes de leitura em Maringá

5 Clubes de leitura em Maringá

por Samyla R.
0 Comente

A leitura é um dos hábitos mais enriquecedores que alguém pode adquirir. Além de expandir o vocabulário, ler livros aumenta o conhecimento, melhora a concentração e confere momentos de relaxamento. Mas, se você não tem o costume de ler ou quer trocar experiências literárias, os clubes de leitura podem ser uma excelente opção.

Você sabia que Maringá tem, pelo menos, 5 clubes que promovem a leitura e incentivam a troca de ideias? Esses ajudam a criar uma comunidade de leitores mais ativa e engajada. Portanto, saiba tudo sobre os Clubes de leitura da cidade no post de hoje.

5 Clubes de leitura em Maringá

5 Clubes em Maringá que incentivam a leitura

Os Clubes de leitura em Maringá não têm restrição de idade; participam adolescentes, jovens universitários e adultos de todas as faixas etárias. Assim, todos, segundo os próprios integrantes, são bem-vindos nesse espaço de compartilhamento de conhecimento. Veja a seguir os clubes de leitura que existem em Maringá:

Amigos de Palavra

Amigos de Palavra, criado pelas escritoras Kelly Shimohiro e Dany Fran em 2015, é um espaço acolhedor para amantes da literatura. Surgido a partir do projeto literário Irmãs de Palavra, o clube promove encontros mensais no último sábado de cada mês, na Livrarias Curitiba do Shopping Maringá Park.

Nesses encontros, cerca de 10 pessoas se reúnem para discutir livros dos mais variados gêneros, desde clássicos a best-sellers, e compartilhar suas experiências de leitura.

Ademais, a escolha dos livros é feita de forma colaborativa pelos participantes, garantindo uma programação diversificada e interessante. Para participar, basta acompanhar a página do Facebook Irmãs de Palavra.

Clube do Livro da PUC

Criado em 2013 por Vinicius do Canto, o Clube do Livro da PUC Maringá tem como objetivo principal fomentar a paixão pela leitura entre os estudantes. Além disso, a cada encontro, um participante diferente assume o papel de anfitrião, apresentando uma obra que o fascinou.

Essa abordagem inovadora, que incentiva a troca de perspectivas e a descoberta de novos autores, transformou o clube em um espaço de enriquecimento cultural e social.

Bons Casmurros

Um dos clubes de leitura de Maringá, Bons Casmurros, é dinâmico e democrático, oferecendo uma seleção variada de livros, desde clássicos como “Papéis avulsos” de Machado de Assis até obras contemporâneas como “Barba ensopada de sangue” de Daniel Galera.

Em suma, o clube se reúne a cada três semanas na Livrarias Curitiba do Shopping Maringá Park. Os livros são sugeridos e votados pelos participantes, alternando entre autores homens e mulheres, e defendidos por quem os propôs.

O clube já recebeu convidados especiais como Marcos Peres, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura; Oscar Nakasato, ganhador do Jabuti; e Caetano Galindo, tradutor de “Ulysses”. Em média, 10 a 15 pessoas participam dos encontros, que são divulgados na página do Facebook do clube.

Clube do Livro Maria do Ingá

Idealizado pelo vereador Homero Marchese e coordenado pelos professores Cidinha Pavan e Joaquim Neves, o clube do livro Maria do Ingá tem como objetivo estimular a paixão pela leitura.

Além disso, os encontros, que costumam reunir cerca de 20 participantes de todas as idades, são dedicados à discussão de obras como “Os 13 Porquês”, “A Revolução dos Bichos” e “O Santo e a Porca”. Para participar, basta seguir a página do clube no Facebook e ficar por dentro das atividades.

Leia Mulheres

O clube de leitura “Leia Mulheres”, inspirado na iniciativa britânica “Read Women”, de fato, nasceu no Brasil com o objetivo de promover a leitura de obras escritas por mulheres.

Fundado por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, o projeto conta com encontros presenciais em 22 estados. Em Maringá, mediado por Estela Santos e Maria Almeida, o grupo se reúne para discutir livros escolhidos democraticamente por meio de enquetes nas redes sociais.

Aberto a todos, o clube oferece um espaço para compartilhar opiniões e ampliar o repertório literário. A agenda completa está disponível no grupo do Facebook.

 

 

 

 

You may also like

Deixe um comentário